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Crm

CRM – O divisor de águas no processo de tomada de decisão

Tendo sua origem no  programa de pesquisa de fatores humanos da NASA. O Gerenciamento de Recursos Corporativos (Corporate Resource Management – CRM) tem como meta, o uso eficaz de todos os recursos disponíveis para garantir segurança e eficiência nas operações aéreas. Seu treinamento busca a mudança nas atitudes e comportamentos da tripulação, da equipe de voo e de todos os integrantes das companhias.

Habitar uma cabine de comando em altas altitudes e altas velocidades, exige uma tripulação com comportamentos treinados, que reflitam ações que favoreçam o trabalho de toda equipe, principalmente a do voo em operação. Por isso o treinamento de CRM tem como principal objetivo diminuir a incidência de falhas humanas nas operações aéreas e melhorar o processo decisório da tripulação.

O que o CRM não faz

– Substituir as habilidades básicas de voo e conhecimentos técnicos
– Tentativa de mudar a personalidade das pessoas
– Diminui a autoridade do comandante
– Cria processo democrático
– Criar um recurso para ser mantido em reserva ou prontidão para emergência
– Padronização de procedimentos de cabine

CRM deve ser uma atitude constante, mesmo quando tudo está indo bem, de maneira que essas habilidades estejam disponíveis quando surgir uma emergência. Ele faz a utilização de todos os recursos para a diminuição das falhas humanas na operação de aeronaves e aperfeiçoamento do processo decisório. Ao contrario do que alguns possam imaginar, dentro de uma cabine com CRM  a autoridade do comandante não é diminuída, pois a última palavra no processo decisório é sempre do comandante.